História

INÍCIO

A equipe de rugby do Rio Branco foi fundada em 1976 dentro do Colégio Rio Branco​, em Higienópolis. Naquela época, os alunos treinavam rugby de maneira improvisada nas quadras do colégio.​ Durante muitos anos, as equipes eram formadas ​somente ​por alunos ​da escola, ​que participavam de torneios colegiais nas categorias mirim, infantil e juvenil.

Em 1985, alunos e ex-alunos​,​ fundar​am o Rio Branco Rugby Clube​ que passou ter também uma equipe no adulta​. ​O clube manteve o brasão, cores e o Pelicano como símbolo. Já no ano de 1986, o time adulto começou na segunda divisão do campeonato paulista obtendo​ o​ 2º lugar​ (excelente colocação para um ​clube recém criado).
No ano de 1987, ​o ​time adulto subiu para a 1º divisão e obteve o 3º lugar no Campeonato Brasileiro​​ e ​no Campeonato ​Paulista​. Todas as equipes ​da base ​foram campeãs paulistas. ​​A história de conquistas continuou, o ​Rio Branco Rugby Clube (RBRC) foi Campeão Brasileiro em 1993, 1997, 1998 e 2006. O clube consolidou sua presença na Zona Oeste de São Paulo. Hoje, tem Centros de Treinamento no Colégio Rio Branco, E. E. Alexandre Von Humbolt e no Clube Escola Pelézão. Além da Sede Social, carinhosamente chamada de Ninho Pelicano, na Vila Leopoldina.

No ano de 1987, ​o ​time adulto subiu para a 1º divisão e obteve o 3º lugar no Campeonato Brasileiro​​ e ​no Campeonato ​Paulista​. As equipes ​da base (​aspirantes, juvenil e infantil​)​ ​foram campeãs paulistas. ​​A história de conquistas continuou, o ​Rio Branco Rugby Clube (RBRC) foi Campeão Brasileiro em 1993, 1997, 1998 e 2006. O clube consolidou sua presença na Zona Oeste de São Paulo. Hoje, tem Centros de Treinamento no Colégio Rio Branco, E. E. Alexandre Von Humbolt e no Clube Escola Pelézão. Além da Sede Social, carinhosamente chamada de Ninho Pelicano, na Vila Leopoldina.

Brasão

Na Idade Média, o pelicano era pintado nos escudos de muitos cavaleiros como um​ ​símbolo de coragem e entrega. Pensava-se que os pelicanos deixavam-se devorar​ ​pelos próprios filhotes, que eles davam sua vida e sangue pela sobrevivência da​ ​próxima geração.​

Este símbolo era utilizado nos brasões dos antigos centros acadêmicos do Colégio Rio​ ​Branco e foi ressuscitado pela equipe de rugby do colégio que deu origem ao RBRC.​ ​O símbolo Pelicano se adapta perfeitamente ao espírito do rugby que, dentro e fora de​ ​campo, exige coragem e entrega, além das​ ​aptidões físicas e técnicas. No rugby,​ ​ninguém vence sozinho.

1976-1990

1990-2007

2007-2011

2011-2013

Pelicanos Negros

2013-Atual

Os valores fundamentais do Rugby

  • INTEGRIDADE: honestidade e jogo justo;
  • PAIXÃO: pelo jogo e família pelicana;
  • SOLIDARIEDADE: camaradagem e lealdade;
  • DISCIPLINA: dentro e fora de campo;
  • RESPEITO: por todos e por tudo.
Nossos princípios:
  • Limpe os vestiários: não seja bom demais para fazer o que tem que ser feito;
  • Avance sempre: é o nosso jogo, dê sempre seu melhor;
  • Passe a bola: lidere e delegue, conheça seus limites e confie;
  • Deixe a camisa em um lugar melhor do que onde a recebeu;
  • Escreva seu legado: nossa história está sendo escrita, e a caneta está conosco.