Treinos ABERTOS todas as Terças e Quintas

Origem

Rugby é um esporte coletivo, de intenso contato físico, originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol foi chamado por muito tempo de “rugby football”.

Ao longo do tempo, surgiram várias variações do esporte. A mais praticada é o Rugby de quinze (XV), em inglês: Rugby Union. Em seguida, está o Rugby league (com treze atletas) e o de sete (Sevens / seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.

Uma lenda bem difundida, e aceita, diz que o esporte surgiu de uma jogada irregular durante uma partida de futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby Inglaterra, de nome William Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos e corrido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

No Brasil

O rugby surgiu no Brasil em Salvador do século XIX por influência do Império Britânico que trouxe os dois esportes mais populares do país, o futebol e o rugby para terras Brasileiras.

Apesar da propagação do futebol ser mais bem sucedida, ao final do século XIX e início do XX, o rugby era tão popular entre os membros da elite quanto o futebol.

 

Rugby Clássico

Estátua Webb Ellis

Em 1976, nasce o Rio Branco Rugby Clube!

Se inscreva na nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do clube.