O Jogo

Origem

Rugby é um esporte coletivo, de intenso contato físico, originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol foi chamado por muito tempo de “rugby football”.
Ao longo do tempo, surgiram várias variações do esporte. A mais praticada é o Rugby de quinze (XV), em inglês: Rugby Union. Em seguida, está o Rugby league (com treze atletas) e o de sete (Sevens / seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.

Uma lenda bem difundida, e aceita, diz que o esporte surgiu de uma jogada irregular durante uma partida de futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby Inglaterra, de nome William Webb Ellis, teria pego a bola do jogo com as mãos e corrido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823.

Estátua Webb Ellis
Charles William Miller
Rugby Clássico

No Brasil

Associação Brasileira de Rugby

O rugby surgiu no Brasil em Salvador do século XIX por influência do Império Britânico que trouxe os dois esportes mais populares do país, o futebol e o rugby para terras Brasileiras.

Apesar da propagação do futebol ser mais bem sucedida, ao final do século XIX e início do XX, o rugby era tão popular entre os membros da elite quanto o futebol.

Apesar de ter uma história longa, o esporte no país nunca conseguiu resultados expressivo internacionalmente, além de torneios sul-americanos femininos, nem mesmo uma classificação para a Copa do Mundo de Rugby.

Em 1976, nasce o Rio Branco Rugby Clube.

Hoje

Ainda hoje o Rugby está bastante centralizado na região sudeste do país, onde tem praticamente metade dos praticantes em todo o país, principalmente no estado de São Paulo.

Porém, hoje, considera-se que o rugby já é praticado em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, onde possui Ligas Regionais e também Campeonatos Estaduais em grande parte dos estados.

Entenda como funciona o Rugby